2 de outubro de 2010

bastidores (demora mas chega)

Parte três (e última)

De: Oswaldo Almeida Jr. .
Assunto: RE: ReSposTa: Um outro TEMA
Para: "Reginaldo Gomes" ., "Wallace Puosso" .
Data: Sexta-feira, 28 de Agosto de 2009, 11:38
Bem, o tema é meu, certo?

Pensei em alguma coisa que nos levasse pra dentro, que nos fizesse pensar profundamente (que pensamento nobre, hein? tsctsctsc...). Pensei em trazer para a nossa discussão um tema que nos aproximasse mais, porque apesar de sermos próximos não sabemos, e nem poderemos saber, tudo sobre os outros boys. Às vezes, muito raramente, falamos de outras coisas que não sejam poemas, movimento artístico joseense, etc. Quando nos encontramos, também, por mais que nos amemos, não vamos fundo pra nos conhecermos. (ai, o que esse cara está pensando?... tô fora! não põe o meu na reta não, jacaré!). Talvez seja pelo fato de já nos conhecermos bem. O fato de termos nos conhecido há algum tempo já nos diz que não precisamos conhecer mais... Quais são as angústias do boy Wallace? Quais são os sonhos do boy Regis? E as dúvidas do boy Oswaldo?

Bem, pensei num tema que, pra mim, ainda é um desafio. Pensei que pouco sabemos sobre nossas famílias, e nós somos o que somos por causa de nossas histórias, de nossos lares. Comecei a escrever um poema em 2005, não deu certo, não saiu, e posso tentar retomá-lo agora. Talvez saia. Quem sabe este tema seja realmente um desafio interessante? Pra mim, será.

Tema: Pai.

Abraços,
boy
_____________________________________________________

De: reginaldo poeta .
Assunto: Pai
Para: "Wallace Puosso" ., "Oswaldo Almeida Jr." .
Data: Sexta-feira, 28 de Agosto de 2009, 15:59


ô boy, assim você corta minha tarde de compensação, que texto mais que todos nós juntos... amei... ando pensando muito no meu pai, tenho até um poema pronto sobre esse assunto, tentarei fazer um novo, esse sentimento vou buscar lá nos idos de 65 ou até mesmo 2009, pois somos pais... certo?

Wallace, tens algum filho "solto" pelo mundo?

Beijão e até!

"pai, senta aqui que o jantar tá na mesa"

lindo né?
_____________________________________________________

De: Reginaldo
Assunto: Re: Pais e Filhos
Para: Oswaldo Jr.; Wallace Puosso
Data: Wed, 2 Sep 2009 14:34:54 -0700


Demais heim? pensar que era mais um romance que você relatando...
Amei!
Final surpreendente!

Abração!
_____________________________________________________

De: Oswaldo Almeida Jr. .
Assunto: RE: Pais e Filhos
Para: "Reginaldo Gomes" ., "Wallace Puosso" .
Data: Quarta-feira, 2 de Setembro de 2009, 20:40


PUTA MERDA! Se isso não serve ao tema, então não sei o que serviria! Belíssimo texto, boy, belíssimo!

Agora fico eu a meditar e tentar escrever algo à altura do que vocês dois me enviaram!!!!! E olha que vai ser difícil... Aqui no trabalho não conseguirei mesmo! Quem sabe depois, depois, depois?

Gostei do estilo da escrita: aquela parte dos segundos (um, dois, três, quatro, etc) faz com que a gente vá contando junto os intermináveis segundos que o personagem espera passar. Lindo o recurso estilístico. Perfeita também a conclusão da frase - "anos, sei lá, segundos depois", que retoma o início da frase como se fosse a continuação do pensamento, que não se interrompe. É uma descrição visual perfeita de uma coisa que acontece no nosso pensamento; você achou a forma certa de escrever, na minha opinião.

Só um detalhe: acho que é "baixa os olhos" em vez de "abaixa os olhos", boy.

Um resumo de tudo? Pra mim, "Coisas que você nem imagina" resume bem a relação pai e filho que nós parecemos ter experimentado. Como disse ao Wallace, meu pai nunca pediu para ouvir uma composição minha. Acho que ele tem vergonha de pedir.

Abraços!
boy
_____________________________________________________

De: Wallace Puosso .
Assunto: RE: Pais e Filhos
Para: "Reginaldo Gomes" ., "Oswaldo Almeida Jr." .
Data: Quinta-feira, 3 de Setembro de 2009, 16:17


Boy,

Obrigado pela análise, é quase um texto em defesa da estética na poesia...
Fica à vontade quanto ao prazo, sei que é um tema espinhoso para nós (três), por isso, vá no seu tempo.
Porque você não aproveita e desenvolve um texto com uns "truques" estilísticos assim também, como você descreveu o meu? desenvolver o ritmo na base do fluxo de pensamento numa ou noutra frase, brincar com a disposição das palavras (como nos segundos, de um até dez) e por aí afora.
Agora, se me permite uma dica, acho que a "espinha dorsal" do seu texto você já encontrou. É a música que deveria unir vocês dois, mas como vc mesmo já disse, ele nunca pediu pra ver uma letra de música sua, que fosse. Acho que deu um "gancho" aí...

Abraço!
Boy
_____________________________________________________

De: Wallace Puosso .
Assunto: Re: continuando
Para: "oswaldo jr" ., "Oswaldo Jr" ., "reginaldo poeta" .
Data: Quinta-feira, 17 de Setembro de 2009, 14:19


Bom...

Pra não deixar a bola cair e não sendo tão sério (mas sim provocativo!), mando então o novo tema:

Ménage à trois
Bom, tem certas coisas que só fazemos entre quatro paredes, certo? Então vamos descortinar um pouco da nossa intimidade masculina e criar poemas "táteis".
Já que abrimos os corações pra falar dos nossos pais no último tema, agora a gente abre um pouquinho da intimidade.

Estejam desafiados!

Abraço! wallace
_____________________________________________________

De: Wallace Puosso .
Assunto: Re: apôis... à trois...
Para: "oswaldo jr" ., "Oswaldo Jr" ., "reginaldo poeta" .
Data: Quinta-feira, 17 de Setembro de 2009, 14:51


é isso que me dá raiva...

A gente manda o tema e o cara faz o poema em menos de meia hora...

Ah... boy, assim não vale... Queria provocar mais você... o poema ficou assim, com gosto de bolo de fubá na casa da tia Filó.

Quem sabe seu poema não pudesse ser uma fantasia emprestada? Assim como Fernando Pessoa escreveu "O poeta é um fingidor..."

"Truquei", você mandou 6, agora peço 9 e quero desafiá-lo de novo.

Senão, não tem graça... hahaha

beijão
_____________________________________________________

De: Oswaldo Almeida Jr. .
Assunto: RE: apôis... à trois...
Para: "Wallace Puosso" ., "Reginaldo Gomes" .
Data: Domingo, 20 de Setembro de 2009, 17:05

Voltei pra voces, caros amigos! Depois de uma curta ausência, cá estou novamente, e já gostei do que li nos emails...

Primeiro: a exposição do Dylan. Quadros bacanas mesmo, hein?! Valeu pela informação, boy!

Segundo: as novas provocações do Wallace. Boas, muito boas... Como abri todos os emails de uma vez só, vou misturar meus comentários, e vocês tentam entender a que estou me referindo, ok?

Antes, semana passada, o Wallace mandou um texto que indagava sobre o porquê de estarmos fazendo isto. Queria reflexões de nossa parte, coletivas, e acabamos não fazendo. Falando por mim, pegou-me numa semana horrível de falta de tempo! Ao Wallace incomodava, pelo que senti, abordar temas menos complexos, banais, que nos fariam abordar este "exercício" semanal de forma muito simplista. Sem mexer em nossas estruturas.

Pelo que senti do último tema, a proposta ainda continua a mesma, correto?

Pessoalmente, tenho preferido escrever de forma a contribuir para uma reflexão, ainda que esta se dê apenas no nível individual - eu comigo mesmo. Tenho tentado não escrever sobre os temas semanais sem, antes, refletir sobre isto. A pergunta que me faço semanalmente é: "se eu fosse escolher um tema apenas para mim, seria este o tema? Se não é, então de que forma, com que abordagem posso fazer do tema proposto algo que me interesse pessoalmente?"...

Depois de pensar nisso, começo minha batalha atrás das idéias e das palavras. Às vezes, quase sempre, perco essas batalhas e não consigo produzir obras que eu veja como importantes. Escrever apenas para cumprir os prazos tem me incomodado um pouco.

Gostei, também, da última provocação do boy Wallace. Como não nos manifestamos, Reginaldo e eu, o Wallace mandou um tema picante (no sentido de nos picar como abelhas!), e talvez esperasse que mexêssemos mais com os nossos limites internos. O Régis optou por falar de si mesmo, abordando o tema proposto não pelo que ele significa, mas pelo seu contrário. Não fugiu do tema, mas fugiu da abordagem delicada... Foi uma saída de mestre, digamos. Ainda mais que os poemas se tornarão públicos no blog!

Da minha parte, vou tentar falar diretamente sobre o tema, ou sobre alguma forma estrutural que o tema "três" me provoque. Três versos em três estrofes, sei lá, qualquer coisa. Mas vou buscar refletir sobre o que significa, pra mim, o ménage a trois! Acho até que vou experimentar um esta semana, pra ver se me inspira.

Se fosse fácil assim... Aliás, sabem o que significa "ménage"? Saber isso seria um bom começo, admito... "Trois" eu sei que é "três"!

Obrigado pela provocação - agora, me aguarde!
Beijos
boy
_____________________________________________________

De: Wallace Puosso .
Assunto: RE: apôis... à trois...
Para: "Reginaldo Gomes" ., "Oswaldo Almeida Jr." .
Data: Domingo, 20 de Setembro de 2009, 17:23


Boy,

Acho que você "captou" a essência da coisa. Olha só!
A "provocação" é sempre válida, falo isso com sinceridade, não é discurso pronto, não. Pelo menos, não sei viver de outra forma. O que me leva adiante nessa vida (às vezes) tão previsível, é justamente aquilo que acontece e com o qual não se contava, o inesperado. Não deixa de ser uma forma de provocação.

O tema " ménage à trois" obviamente tem conotação sexual. A expressão é usualmente utilizada para isso. Mas, como somos poetas e temos a liberdade de virar as coisas pelo avesso quando (e como) bem entendermos, as coisas podem (e devem) mudar o sentido das coisas.
Então, boy, como você bem explanou, daí podemos brincar com a idéia de três (três pessoas, três idéias, santíssima trindade, o triângulo, etc.) e também de "mistura" (ménage).
Na semiótica, todas as coisas tem um significado ou uma representação.
Para ficarmos num exemplo, que elementos (de representação individual) poderiam ser misturados e se transformarem num novo elemento? Como quando fazemos um bolo. Que é a representação física (visível, tátil) de vários elementos individuais, misturados.

Bom, falei demais.

Acho que estamos no caminho. Refletindo dessa forma, acho que consigo melhorar significamente o que escrevo.
Esse é o grande barato desse nosso encontro, vocês não acham? rs...

Abraço!
_____________________________________________________

De: Oswaldo Almeida Jr. .
Assunto: RE: apôis... à trois...
Para: "Wallace Puosso" ., "Reginaldo Gomes" .
Data: Segunda-feira, 21 de Setembro de 2009, 13:09

Como hoje é segunda-feira, dia de folga para mim, permiti-me acordar cedo pensando em poesia. E não é que funcionou? Uah...

Procurei usar três sílabas métricas, em três estrofes, com três versos cada. Esse era o meu desafio inicial. Depois, quando achava o tema, decidi escrever falando também da "terceira pessoa" verbal - eu, tu, ELE. E aí meu poema foi se construindo. Mando para vocês agora.
_____________________________________________________

De: Wallace Puosso .
Assunto: RE: outro à trois...
Para: "Reginaldo Gomes" ., "Oswaldo Almeida Jr." .
Data: Sexta-feira, 25 de Setembro de 2009, 12:30


Bom,

Deixa eu comentar os 4 (!!!!) poemas que chegaram sobe o tema... Senão fica deselegante da minha parte, afinal eu sugeri o tema e desafiei os dois... hehe...

Boy Regis, gostei mais do segundo poema. Ele contém mais "imagens" e vc recorre ao tema da memória, o que sempre fascina quem lê.
E, além do mais, este segundo poema, contém uma leitura inusitada do tema (que por sí só, já é inusitado...) o que "enriquece" nosso diálogo poético (!!!).

O boy Oswaldo propõe então usar recursos estilísticos (três sílabas métricas, em três estrofes, com três versos cada) o que acaba surpreendendo. Isso no primeiro poema. O segundo é de uma singeleza, que beira o romântico (se é que posso usar essa palavra nesse contexto...), mas deixou o tema mais leve, em tom de nostalgia.

Aí eu me ferrei, né? Eu dei o tema e caí numa armadilha... Com quatro poesias e quatro visões diferentes, eu ficava sem muitas opções. E quase que a coisa não sai. Mas saiu. Esta madrugada...
Daqui a pouco mando a vocês...

Abç, wallace
_____________________________________________________

De: Wallace Puosso .
Assunto: A minha mistura
Para: "Reginaldo Gomes" ., "Oswaldo Almeida Jr." .
Data: Sexta-feira, 25 de Setembro de 2009, 12:46

Bom,

Nesta madrugada, ouvindo Led Zeppelin, pensando numa determinada cena do filme Vick Cristina Barcelona (sim, lá tem ménage...), me recordei de uma coisa que aconteceu a algum tempo. E então o poema veio. Em partes. Num delicado jogo de palavras, onde algumas adquirem um duplo sentido (ou será triplo?).
O que fica de ficção ou de real, infelizmente vocês não vão saber. Só se eu tomar umas duas garrafas de vinho e resolver contar histórias que cairam na memória...
Então fica a poesia somente.
_____________________________________________________

De: Oswaldo Ferreira de Almeida Junior .
Assunto: Re: 22h07
Para: "reginaldo poeta" ., "Wallace Puosso" .
Data: Sexta-feira, 25 de Setembro de 2009, 16:49

voltei pra vocês!...

Bem, lindo o poema Dark Room, hein? Fiquei imaginando a história por detrás das palavras. Eu devia ter feito isso, também, teria possibilitado rever umas memórias bacanas. Também só saem a três (só nós três) e depois de umas 3 cervejas, hehehe...

O poema do boy, sobre o pai, também ficou bem bonito, hein? Ficou um pouco mais "doído" (de dor, e não de doido) que o outro, e talvez por isso mais emocionante.

Beleza hoje à noite. Eu ia pra casa escrever uns negócios, mas posso rever isso.
ô cara facinho!

Abraços!
boy
_____________________________________________________

De: reginaldo poeta .
Assunto: Boys, boys...
Para: "Wallace Puosso" ., Oswaldo Jr.
Data: Sábado, 26 de Setembro de 2009, 18:27

Wallace, bastou provocar e o assunto rodou até na net, viram? fiquei com medo... Olha só a manchete da matéria que saiu numa publicação da internet:

Sexo a três com dois homens?
25/09


Você toparia fazer um ménage à trois se o terceiro participante fosse outro homem?
Vladimir Maluf
_____________________________________________________

De: Wallace Puosso .
Assunto: Re: Boys, boys...
Para: Oswaldo Jr., "reginaldo poeta" .
Data: Segunda-feira, 28 de Setembro de 2009, 15:34

hahaha... Tá com medo de quê, boy?
_____________________________________________________

De: reginaldo poeta .
Assunto: Re: Boys, boys...
Para: Oswaldo Jr., "Wallace Puosso" .
Data: Terça-feira, 29 de Setembro de 2009, 13:27


medo de me apaixonar (ainda mais) por vocês dois...

pense...
_____________________________________________________

De: Wallace Puosso
Assunto: Re: Boys, boys...
Para: Oswaldo Jr.; Reginaldo

Data: Tue, 29 Sep 2009 09:43:01 -0700


kkkkkkkkkkkkk

Isso está ficando engraçado....

Obrigado pelo tema-quase-poema... rs...

Beijinho no cangote... rsrs
_____________________________________________________

De: Oswaldo Almeida Jr. .
Assunto: RE: Boys, boys...
Para: "Wallace Puosso" ., "Reginaldo Gomes" .
Data: Terça-feira, 29 de Setembro de 2009, 20:58


Ai, ai... entro ou não entro (sem trocadilho) nesta discussão?! Tsctsctsc...
Dá pra dar um depoimento pessoal a respeito?

Não, melhor não.

Beijos,
boy
_____________________________________________________

De: Oswaldo Almeida Jr. .
Assunto: RE: Meu som é mais ou menos assim
Para: "Wallace Puosso" ., "Reginaldo Gomes" .
Cc: Oswaldo Jr.
Data: Segunda-feira, 2 de Novembro de 2009, 15:43


Boys, vocês não vão acreditar, mas enfim mando o poema para "o primeiro som". Demora mas chega.

Gostei do de vocês, só que não quis lê-los antes de fazer o meu. Por isso só os li hoje, hehehe... O Wallace inventou umas palavras legais, como "desolhificar", que fazem pensar no que ele quis dizer. E o Régis optou por falar de um som marcante pra ele. Nem sei se depois deste tempo todo vocês ainda se lembram dos próprios poemas, por isto coloquei-os todos num único arquivo anexo.

E com este fechamos a trigésima semana, é isso mesmo? Demorei cinco semanas pra entregar o meu, senão já teríamos andado mais...
Abração pros dois!
Boy.

_____________________________________________________

De: Wallace Puosso .
Assunto: RE: Meu som é mais ou menos assim
Para: "Reginaldo Gomes" ., "Oswaldo Almeida Jr." .
Cc: Oswaldo Jr.
Data: Terça-feira, 3 de Novembro de 2009, 11:28

Boys...

No dia do show do Pedra de Nego, estava conversando com o Popô alí na comedoria e ele observou que, cada um de nós já tem sua própria "assinatura"ao escrever um poema. E continuou, dizendo que saberia dizer de quem era qual poema, sem precisar olhar a assinatura ao final. Acho que isso é bem pertinente de se dizer neste momento.
Ao ler agora os três poemas - em conjunto - isso fica bem claro. Embora eu arrisque dizer que o meu - em particular - ficou meio "fora da tal assinatura", mas ainda assim, tem um pouco a minha cara.
O mesmo com o poema do Oswaldo. Pode-se falar de amores sob qualquer ponto de vista. Inclusive o supersônico. Lendo o poema a gente fica imaginando a cena. E a poesia é justamente pra isso, pra gente imaginar.
O Reginaldo também constrói imagens a partir de elementos factíveis, do dia a dia. Como se fosse uma "reeducação do olhar". Lendo seus poemas, podemos ver as mesmas coisas que vemos todos os dias, só que de outras formas e sentidos.
E os poemas do Oswaldo, dão aquela vontade na gente de amar, paquerar, desejar pelo simples motivo de ter vontade. Isso também é uma das funções da poesias. Fazer com que nos sintamos vivos, potentes, felizes e às vezes maiores do que poderíamos ser.
Quero agradecer aos dois a oportunidade que essas trinta semanas nos deram, de explorar limites.
Sei que podemos mais (sempre podemos!)
Por isso, uma nova etapa se torna necessária.

Abraço aos dois e vamos em frente!
wallace

_____________________________________________________


E assim, terminamos essa primeira fase.

A partir de segunta-feira, novas diretrizes em tempos de paz.

E que venham os temas e poemas...
.
.


4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É assuntos delicados nem recebem comentários,hehehe! Os três se sairam muito bem no tema ménage à trois. À propósito (estudei alguns anos na aliança francesa em tempos remotos) e ménage no sentido literal significa "casa". A nossa tão conhecida 'faxineira' é chamada na França de femme de ménage e mora junto com o casal, então,foi aí que tudo começou...conta a lenda que as mulheres se aproximavam primeiro porque os homens estavam na guerra e quando eles voltavam, tratavam de se encaixar neste contexto rapidinho! Por isso é mais comum duas mulheres e um homem, mas hoje em dia, o gênero não significa grande coisa! Ménage à trois pode ser traduzido por Mistura a três; é isso aí, neste tudo junto e misturado, Vivre la France!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Luci! Belo comentário! E ainda dizem que guerra só traz coisa ruim, olhem só... Gostei de saber da história da expressão. Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Batgirls,
    Estou amando essa confraria dos machos. Logo eu, uma garota mística e tântrica. Uau.
    Assinado: uma voyeur anônima [porque já foi evangélica].

    ResponderExcluir