29 de setembro de 2010

bastidores (demora mas chega)

Parte dois


De: Oswaldo Almeida Jr.
Assunto: RE: Partida - a chegada do poema...
Para: "Wallace Puosso", "Reginaldo Gomes" .
Data: Quarta-feira, 13 de Maio de 2009, 9:56


Hehe, desta vez não fui eu quem ficou por último! Milagre!!!
Mas relaxa, boy.
Eu só vou conseguir pensar no tema depois que você mandar seu poema.
Rimou!!! Então já fiz o meu poema da próxima semana, oba!!!
rsrsrs...

Boy
_____________________________________________________

De: Wallace Puosso
Assunto: Partida - a minha parte
Para: "Reginaldo Gomes" ., "Oswaldo Almeida Jr." .
Data: Sexta-feira, 15 de Maio de 2009, 15:42


Boys,

Desta vez (pela primeira vez nessa série) um poema sombrio.
Não que isso seja ruim mas, talvez influenciado por Bergman e pela trilha do espetáculo Yulunga (http://www.myspace.com/meandmy303), o que saiu foi algo bem introspectivo.
Falo novamente de amos, mas pelo avesso do que costumo falar.
Porque assim deve ser, nesse momento pelo qual estou passando...
Portanto, ouçam a música junto com a leitura do poema.

Pronto! Finalizada minha breve sessão de "análise" com meus queridos colegas de escrita (rs...) segue o texto, que é o que mais interessa.
Bom final de semana procês. Nos vemos no Bob Dylan (sempre ele, sempre ele...!).
_____________________________________________________

De: Wallace Puosso
Assunto: Uma coisa pra se pensar
Para: Reginaldo; Oswaldo Jr.

Data: Wed, 20 May 2009 10:43:14 -0700

Boy,
Ótimo isso: "Uma grande paixão é como a camisa recém comprada".
Curioso notar que, no conjunto da obra (nossa, nesse desafio) uns poemas estão pra mais, outros pra menos, frases se destacam, ficam na memória, criamos instantâneos e perduramos palavras...
No conjunto da obra, temos um percurso único. Uma "liga" que se mantêm forte, coesa.
Já temos uma identidade, mesmo no coletivo, olha só!
E acho que já passa do momento de pensarmos e "amplificar" isso ao mundo. Vamos pensar sobre isso? Sobre a melhor forma de tornar visível o que apenas habita nossos computadores?

Abraço, Wallace Puosso
_____________________________________________________

De: Wallace Puosso
Assunto: Outra coisa pra se pensar
Para: "Reginaldo Gomes" ., "Oswaldo Almeida Jr." .
Data: Quinta-feira, 21 de Maio de 2009, 14:27


Bom...
Eu gostaria de sugerir outra coisa, se é que isso cabe nessa situação...
Acho que somos três pessoas que sabem - de fato - a diferença entre um texto que tenha poesia e outro que não consiga chegar nisso. Como leitores, com a experiência de vida que temos, etc...

Se a proposta da publicação (seja de que forma for) estiver de pé, da minha parte, sugiro que vocês dois analisem criticamente meus textos (dentro do possível, pois não somos críticos literários) e escolhessem os que mais se aproximam da idéia do "conjunto da obra" ou que mereçam uma publicação.
Acho importante isso e concordo com tudo o que vc escreveu. Se não lanço um livro há 16 anos é porque entendo que é necessário um "apuro estilístico" e um rigor com o que se torna público.
Tenho levado em média, dois a três anos pra levantar um espetáculo, é tempo de maturação, pesquisa, encontros e desencontros, acertos e erros, mas um tempo que se torna necessário. Tem grupos que montam dois espetáculos por ano. E há uma grande diferença de resultado entre uma coisa e outra, vocês hão de convir comigo...!

Sugiro que vocês analisem meus textos e apontem os que devem ser publicados.
Vocês podem até não concordar, mas acho importante exercitarmos esse olhar crítico. E, se vocês acharem que isso possa ser feito com os textos de vocês, também me proponho a tal coisa.
Enfim... essa é uma provocação necessária. Pra pensarmos.
Afinal de contas, esse "desafio poético" que nos guiou até agora, não é por acaso. É provocativo. E, como "provocação", deve também ter seu olhar crítico.

De qualquer forma, proponho pensarmos com calma, amadurecermos essa idéia e - penso eu - até o final do ano, se continuarmos com esse ritmo, teremos reunido uma "safra" interessante de textos...

Abraço! Wallace Puosso
_____________________________________________________

De: Oswaldo Almeida Jr. .
Assunto: RE: Uma coisa pra se pensar
Para: "Wallace Puosso" ., "Reginaldo Gomes" .
Data: Quinta-feira, 21 de Maio de 2009, 10:39


Tá legal, boy (boys), tô dentro. Só que realmente acho que tenho coisas fracas no meu conjunto. Eu teria de selecionar as melhores... Ler os poemas todos agora, depois de um tempo que foram feitos, deve ajudar a ver o que realmente ficaria pra história (chique!) e o que é descartável. Sou muito crítico, e acho sinceramente que o que produzi até agora não está tão bom quanto o que vocês dois produziram. É fase, fazer o quê! Tenho que andar mais a pé, de novo, hehehe...

boy
_____________________________________________________

De: Wallace Puosso .
Assunto: RE: Uma música pra inspirar
Para: "Oswaldo Almeida Jr." .
Data: Terça-feira, 26 de Maio de 2009, 11:49

Boy...

Quanto à tempo livre pra escrever, abrir email, escutar música, caminhar pela cidade, realmente isso tem se tornado um luxo. Pra mim, pelo menos. Imagino pra você. Mas acho que o desafio é tentarmos nos encontrar em meio a essa dinãmica que o tempo contemporâneo nos impõe.
Há 14, 15 anos atrás você ocupava outra função no SESC, tinha família e filho novo, uma banda de Rock e ainda encontrava tempo pra pintar, fotografar e ir com os amigos no Curvinha (!!!). hehe... Hj o ritmo é outro, mas encontrar as tais "brechas" é necessário.
Quanto à análise das suas poesias... Esperarei você dar forma final a algumas (foi isso mesmo que eu entendi?) e aí eu faço de todas...
Sobre as conversas não-virtuais também sinto falta... Esse final de semana tem apresentação em Igaratá mas podemos combinar para o outro domingo.
Eu sou a síntese do homem contemporâneo: agoniado com o excesso de informação virtual, angustiado pelas distâncias físicas e entorpecido pelas novas formas de relação que se estabelecem entre as pessoas. A dúvida sempre persiste: máquina de escrever ou teclado? E-mail ou carta? MP3 ou vinil? Torpedo ou abraço? rs...

Fica bem. No fim dá tudo certo.

Abraço, Wallace Puosso
_____________________________________________________

De: Oswaldo Almeida Jr. .
Assunto: RE: Outra coisa pra se pensar
Para: "Wallace Puosso" ., "Reginaldo Gomes" .
Data: Terça-feira, 26 de Maio de 2009, 9:48


Boy, você sabe que eu gosto de desafios, não é? Topo essa história de um ler criticamente os textos dos outros. Os meus já estão abertos a receber as críticas de vocês dois. Se formos publicar mesmo, acho que isso pode ser um filtro importante. Quanto aos meus, estou esperando passar mais um tempinho para mexer naqueles em que sei que dá para alterar alguma coisa e deixá-los melhores. Vamos nessa?

boy
_____________________________________________________

De: Wallace Puosso .
Assunto: RE: VIRTUAL: aos que ainda estão vivos
Para: "Reginaldo Gomes" ., "Oswaldo Almeida Jr." .
Data: Segunda-feira, 8 de Junho de 2009, 13:49

Boy,

Nós três somos os caras que "amam demais"... rs... Eu fico aqui, tentando ler nas entrelinhas, o que é fato, o que é ficção. Até porque não acredito em arte totalmente ficcional. Partimos (sempre) de algum ponto. O nosso ponto.
Interessante, que você alterna entre poemas curtos (quase hai kai) a poemas mais longos (quase letra de música). E sempre trabalhando a dualidade das frases, coisa que adoro fazer... Umas frases assim:
"A distância que mata é a mesma que aquece" ou

"Nada como, um dia após o outro" (tema: comida) ou ainda

"Uma grande paixão é como a camisa recém comprada
Por mais que lhe agrade desde o início
Você só a conhece quando passa
" (tema:partida)

Esse parece ser o seu estilo, boy!
Regis, parabéns pelo lançamento do seu novo livro. Muita gente bacana, interessante presente, e isso é sempre bom...! Pena não conseguir ficar. Estou em processo de montagem do meu novo espetáculo e temos só os domingos à noite para trabalhar...

De qualquer forma, foi bom ter ido (mesmo ficando um pouco) pra lhe cumprimentar...

beijo procês!
boy
_____________________________________________________

De: Reginaldo
Assunto: REsPosta: VIRTUAL: aos que ainda estão vivos
Para: Oswaldo Jr.; Wallace Puosso
Data: Mon, 8 Jun 2009 10:15:36 -0700

Ei meninos apaixonados e românticos, quantas frases bela, quantos cartões postais...
É boy, ontem foi um dia mágico, muito além do pólen... fiquei e ainda estou muito feliz por tamanho encontro.
Wallace, pena você não ter ficado mais tempo, foi uma pena, depois pegue um livro comigo beleza? Vi uma entrevista sua no Foca em Foco, foto linda! linda!!!
Bom, fico por aqui, ainda estamos organizando as coisas de ontem, muita coisa espalhada pela casa, muitos poemas ainda por vir...
Próximo tema? FUTURO!

beijos e paz!
_____________________________________________________

De: Oswaldo Ferreira de Almeida Junior .
Assunto: Re: O meu FUTURO acabou de chegar...
Para: "Wallace Puosso" .
Cc: Reginaldo
Data: Sexta-feira, 12 de Junho de 2009, 15:40


É verdade, boy, o verso é mesmo instigante. E que brancura é essa que eu não vejo, boy?
"É proibido cochilar", como diria o forró que toca na sala de um amigo meu... O Futuro chegou mas o Virtual ainda não, correto?
E eu tenho 2 futuros. Um acabado e o outro por chegar...
Decidi uma coisa NESTE instante: topo marcar uma cerveja num bar, só com vocês dois, para vermos se vamos ou não postar nossos escritos! Cabra macho!!!

boy
_____________________________________________________

De: Oswaldo Almeida Jr. .
Assunto: RE: Res: Férias, só no papel!
Para: "Wallace Puosso" ., "Reginaldo Gomes" .
Data: Quarta-feira, 24 de Junho de 2009, 12:06

Boys, segue o meu poema, escrito ao som de Heart of Mine, do Dylan (dica do Wallace fazer poema ouvindo uma música) na versão de Norah Jones e The Peter Malick Group.

Beijos.
boy
________________________________________

De: Wallace Puosso .
Assunto: As férias de boy and Norah Jones
Para: "Reginaldo Gomes" ., "Oswaldo Almeida Jr." .
Data: Quarta-feira, 24 de Junho de 2009, 12:34


boy do céu...

Fiquei emocionado, de verdade... Me vi em cada verso do poema, me vi um pouco nesse cara, tentando há tempos voltar pra um lugar, qualquer lugar que possa ser chamado de "seu"... tentando entender o que já viveu, sem deixar de olhar pra frente... desejando voltar a pisar descalço na grama com aquela garota que não sai da sua cabeça... rs...
Isso tem cara de música, boy... Cantada por uma Norah Jones ou Aimee Mann, uma daquelas músicas que enchem nossos olhos de esperança, saudade e boas lembranças...
Obrigado por este momento...

bjs
Wallace Puosso
_____________________________________________________

De: reginaldo poeta .
Assunto: RE: Res: Férias, só no papel!
Para: "Wallace Puosso" ., "Oswaldo Almeida Jr." .
Data: Quarta-feira, 24 de Junho de 2009, 13:15

Fiquei até com vergonha das minhas 3 linhas.. o hôme sem coração...
O porblema é que fiz o meu ouvindo Amado Batista e Odair José...

Boy, parabéns pela obra rara.
_____________________________________________________

De: Wallace Puosso .
Assunto: Re: Minha melhor lembrança POP
Para: "reginaldo poeta" ., "Oswaldo Jr"
Data: Quinta-feira, 2 de Julho de 2009, 20:51


Quero deixar registrado aqui que ontem foi um dia desses raros.

Conversamos muito, eu e o boy, sobre muita coisa... Me emocionei com o acústico do Lenine (que ainda não conhecia!), descobri quem é o cara no quadro feito pelo boy que está exposto na sala (a-ha... agora eu sei...!), descobri que a amizade dos dois boys remonta à 79 (puts grilaaaaa... 30 anos!!! coméquipode?!?), bolamos nosso primeiro blog coletivo, ouvi muita MPB e matei saudades de músicas dos anos 80 (Vinícius Cantuária, Azimuth, olha só!), vi os quadros da exposição que será lançada em Patos, dia 13 e as novas obras da Zenilda (em tecido, coisa fina..).
Aí ela chegou e começamos a falar de poesias e cartas e cartas com poesias, coisas escritas à mão e... Vem novas idéias por aí... tomamos várias cervejas e acho que isso ajudou à dar asas às idéias...
Faltou o boy nessa conversa, mas podemos arrumar uma maneira disso não acontecer da próxima vez. Temos de estar os três juntos...

Obrigado pela ótima tarde!

Abraço!
Wallace Puosso
_____________________________________________________

De: Oswaldo Almeida Jr. .
Assunto: RE: Do sertão, aos boys!
Para: "Reginaldo Gomes" ., "Wallace Puosso" .
Data: Quarta-feira, 8 de Julho de 2009, 22:51

Pois é. Tem aquele negócio que o Wallace lembrou, o ritmo. Por isso, logo depois que mandei pra vocês, acrescentei uma palavra no penúltimo verso (pulsante). Acho que melhorou, vejam abaixo. E acho que daria para experimentar um soneto, acrescentando uma terceira estrofe antes da última. Quem sabe me animo?

Abraços.
(ah, Wallace, confirmamos o ensaio do Dylan para a sexta-feira à tarde. O Felipe me liga amanhã para combinar o horário!)
(ah02: boy, Lua e Brisa - boa viagem e boas expo´s!)
boy
_____________________________________________________

De: Wallace Puosso
Assunto: RE: Do sertão, aos boys!
Para: Reginaldo; Oswaldo Jr.
Data: Thu, 9 Jul 2009 08:30:53 -0700


Boy,

Eu vou ao ensaio amanhã então. Depois vc me confirma o horário certo e o endereço.
Aos três que estão na Paraíba, uma boa abertura de exposição e que vcs façam muito sucesso por aí...
Boy, gostei da mudança que o acréscimo da palavra fez ao poema e, concordo com vc quando diz que poderia virar um soneto, embora ache que a obra já está "redonda".
Queria deixar uma sugestão para o final do seu poema "Vintage" (do tema POP). Experimente tirar a penúltima estrofe (ah, se eu fosse) e a palavra "eu" da última estrofe e veja se o ritmo melhora...

Abç, boy
_____________________________________________________

De: Oswaldo Almeida Jr. .
Assunto: RE: Do sertão, aos boys!
Para: "Wallace Puosso" ., "Reginaldo Gomes" .
Data: Quinta-feira, 9 de Julho de 2009, 20:13

Hehe... Boy, não sei se o problema daquele poema é só esse, infelizmente. Reli-o agora, e parece que precisa de uma mexida bem maior... Chego a achar que ele não é um poema! Verdade, parece um texto qualquer, narrativo. Leia-o assim, pra ver se não é isso:

(Definitivamente não sou pop. Toco as mesmas músicas do mesmo jeito há quinze anos, e nenhuma delas tem menos de vinte. Se eu fosse famoso, ah, se eu fosse, o meu jeito retrô seria “vintage”. Minha falta de estilo estaria na moda e eu seria modelo para os indies. Depois de tanto ser copiado, eu passaria então a me copiar! Tocando as mesmas músicas do mesmo jeito por quinze anos, eu chegaria ao topo do mundo do rock. Mas o fato é que eu, não sendo famoso (ah, se eu fosse), eu definitivamente não sou pop.)

É... Acho que há outros problemas. Na boa, se eu tiver outra idéia para o tema "POP", eu troco o poema todo! hehehe...

Mudando de Assunto: boy, o Felipe quer ensaiar na casa dele. Marcamos para amanhã às 19h. Se você quiser ir comigo, pode passar aqui lá pelas 18h, a gente toma uma taça de vinho e aí vamos juntos pra lá, num carro só.

Abraços a todos!!!
boy
_____________________________________________________

De: Wallace Puosso .
Assunto: RE: Do sertão, aos boys!
Para: "Reginaldo Gomes" ., "Oswaldo Almeida Jr." .
Data: Sexta-feira, 10 de Julho de 2009, 11:18

boy...

É verdade, uma narrativa... acho que um formato de texto assim também cabe na nossa proposta. Não vejo a coisa encerrada no formato de poema (aliás, conversamos sobre isso no churrasco). Portanto, se vc achar melhor, mantenha o texto desta forma. Não é necessário fazer outro: ele "dá conta do recado" com a questão do POP...
Outra coisa, esse texto também pode virar uma letra de música, precisa acertar o ritmo, mas acho que sai alguma coisa... rs...

Abraço!
wallace puosso
_____________________________________________________

De: Wallace Puosso
Assunto: Minha distância
Para: Oswaldo Jr.; Reginaldo
Data: Sat, 11 Jul 2009 13:44:43 -0700


Boys, segue meu poema para o tema Distância. Ainda falta o boy regis mandar ou comi bola? aiai... estou perdido no meio de tanto email e tema... rs...

É isso.
Wallace
_____________________________________________________

De: Oswaldo Almeida Jr. .
Assunto: RE: Minha distância
Para: "Wallace Puosso" ., "Reginaldo Gomes" .
Data: Domingo, 12 de Julho de 2009, 12:03

Puts, boy, que poema bonito! Pra mim, a poesia está concentrada nos trechos:

"a rotina esgarça o tecido / deixa as cores mais lavadas / menos vibrantes"
e "O que separa amor de saudade / é um dicionário inteiro
"

Esses trechos acima, pra mim, mostram o olhar do poeta para a realidade com um olhar que não é o olhar cotidiano, como todos nós olhamos a realidade todos os dias - o olhar comum. Esse olhar diferente, pra mim, é o que marca o texto como poético, mais até do que os aspectos formais da poesia - ritmo, forma, etc. Quando consigo isso fico muito feliz, satisfeito com o texto. Não é sempre.

Que lindo. E fechou com uma rima que não ficou forçada.

Bacana.
boy
(ei, o boy ainda não mandou o dele?! A história desta semana ficou invertida, é isso mesmo? rsrsrs...)
_____________________________________________________

De: Oswaldo Almeida Jr. .
Assunto: RE: Sobre nós aqui.
Para: "Reginaldo Gomes" ., "Wallace Puosso" .
Data: Quarta-feira, 15 de Julho de 2009, 13:52


Uaahhh... (bocejando)... Férias é bom demais, né, gente? (o Wallace vai dizer assim - "não sei o que é isso", mas tudo bem). Uaahhh... (de verdade)...
Bem, com a velocidade de um Caymmi, deixa eu passar pra vocês o tema desta semana...
- (uaahhh, de novo)
- o tema é "Vale do Paraíba".
Pensei nesse pra deixar um pouco mais difícil pro Reginaldo, hehehe... Quero ver o cara tirar o pensamento do nordeste, rsrsrs! (ih, tem "Paraíba" no nome, agora é que reparei!!! Não vale apelar, hein, boy?!)

Bem, é isso (uaahhh...). Deixa eu voltar para a minha leseira...

Abraços,
boy
________________________________________ _____________

Um comentário:

  1. Que delícia de conversa!Confesso que adorei o tanto que invadi essa privacidade. Li e li e de novo.

    ResponderExcluir