28 de setembro de 2010

bastidores (demora mas chega)

Parte um

Se você achava que já havia lido tudo sobre essas 28 semanas em que nos desafiamos, fique por dentro agora do que rolou nos emails trocados entre nós.
A partir de hoje, até o próximo domingo, publicaremos os principais emails.
Fique à vontade. Sinta-se voyer. Afinal, esse (também) é o lado bom da vida!


De: Wallace Puosso
Assunto: O desafio desta semana
Para: "Oswaldo Jr" .
Data: Terça-feira, 7 de Abril de 2009, 18:41


Boy,

Bom, há muito custo, consegui! Não foi fácil, mas acho que essa sensação de "não vou conseguir" é o que motiva, sabia?

bom, segue abaixo, um texto-reflexão sobre o que estamos fazendo e anexo, o texto baseado em COLAPSO.

Abraço!

sobre desafios e encruzilhadas

É interessante como se dá o processo de criação artística.
Inicialmente, “travei” com o novo tema proposto: colapso. O receio neste caso é escrever sobre mais do mesmo. A impressão que fica desta contemporaneidade veloz é que, tudo o que havia pra ser dito já o foi.
Então, dizer mais o quê?
Parece que a arte – de um modo geral – está numa encruzilhada. E como a arte é a princípio um reflexo do homem, podemos até dizer que este sim, está sem rumos.
O desafio de temas propostos intercaladamente entre eu e Oswaldo é um pouco nossa resposta a essa coisa confusa e ampla na qual se tornou a literatura contemporânea. O desafio de escrever algo poético sobre um tema aleatório nos leva a refletir sobre o próprio ofício da escrita. Uma reflexão importante em tempos de blogosfera, onde qualquer um pode escrever sobre qualquer coisa.
Pois bem. Para o tema desta semana, a fonte parecia ter “secado”. Mas eis que, numa caminhada no centro da cidade, a idéia “estala” de uma hora pra outra, sem avisar.
Basta ter um estímulo visual, sonoro, tátil e a criatividade vem à tona.
Assim se dá o processo de criação artística. Impulsionado através dos sentidos. E não há nada mais primitivo do que isto.
Será que, neste caso, uma saída para nossa falta de rumo seja buscar coisas primais como ritos, mitos e sensações adormecidas a tanto tempo?

wallace puosso, abril 2009
_____________________________________________________

De: Oswaldo Almeida Jr.
Para: Reginaldo Gomes; Wallace Puosso
Enviadas: Sexta-feira, 24 de Abril de 2009 21:29:59
Assunto: RE: Res: o poema_22/04


Rapaz, onde eu fui me meter... Dois belíssimos textos, boys! O do Wallace, mesmo ele preferindo outros tipos de textos, ficou um poema bonito, sintético e cheio de força. O do Reginaldo, com uma estória tocante, também, e gostoso de ler. Falando em títulos, aquele "Quando tudo se acalmar, comprarei uma casa em Amsterdam" também é bem bacana...

O tema de São João no poema do papagaio remete ao poema que eu fiz para o tema (ai, que tema, boy!) "Borboleta que não voa não colore o espaço". A minha borboleta virou uma mulher, bonita que só. Mas o poema ficou assim, singelo. Foi propositalmente feito no estilo trovinha, ou no estilo cordel, bem popular mesmo. Fui o último a mandar. De quem é o tema desta vez? Meu?

Abraços!!!
Boy
_____________________________________________________

De: Wallace Puosso
Assunto: Frida
Para: "Oswaldo Jr", "reginaldo Gomes"
Data: Sábado, 25 de Abril de 2009, 13:47


Bom, não sei fazer cordel tão porreta quanto o que vocês fazem. Mas me inspiro com filmes, cores, odores e faço uso dos sentidos pra transformar sensação em palavras.

Ontem assisti (novamente) Frida Kahlo. E me inspirei. Olha só o que saiu:

Dura como o aço, fina como a asa de uma borboleta. Suas mãos. Há mais sentido num toque do que a imaginação supõe. Quando você me olha (com a alma) o chão some sob os pés e eu - pobre mortal - me entrego à lembrança do que um dia fomos. A saudade. Um pátio cinza, um jardim de gardênias que requer cuidados. Às vezes sinto ausência de cores em seu sorriso. "Não sei se posso maldizer-lhe ou amar sem limites". Você sentencia: só quero uma partida feliz e nunca mais voltar. Voltar pra casa é sempre mais difícil. Eu apenas espero. Você, com suas asas de borboleta, um coração tenro e aquele olhar de aço. Que me deixa em pedaços. Volta logo, volta.

wallace puosso, abril de 2009
_____________________________________________________

De: Wallace Puosso
Para: Oswaldo Jr.; Réginaldo Poeta
Enviadas: Domingo, 26 de Abril de 2009 15:37:11
Assunto: Re: Memória, eis a minha parte


Ave Maria
O ômi é rápido e ligeiro no gatilho... hehe... muito bom...
mas não vou ficar atrás... rs... Segue um aperitivo:

A mémória é o paraíso
e o gatilho da arma

E o poema, anexo.
_____________________________________________________

De: Reginaldo
Assunto: Res: Memória, eis a minha parte
Para: Wallace Puosso; Oswaldo Jr.
Data: Sun, 26 Apr 2009 11:50:09 -0700

Rápido nada, foi medo de esquecer...

Gostei do teu aperitivo, eis outro:

No esforço de lembrar do teu corpo,
Toquei-me.



_____________________________________________________

De: Oswaldo Almeida Jr.
Assunto: RE: Res: Memória, eis a minha parte
Para: "Reginaldo Gomes", "Wallace Puosso"
Data: Quarta-feira, 29 de Abril de 2009, 10:34


Ai meu Deus, ai meu Deus ai meu Deus!!!!!!

Eu juro que estou me lembrando todo dia, todo dia, mas até ontem as preocupações com a receita federal ainda eram maiores... O imposto de renda já foi. Espero que agora "memória" venha!!!!!!!!!!!!

Os textos de vocês estão lindos! Estou até tímido pra escrever... Reginaldo, seu estilo está ficando diferente, não está? Tenho notado uma evolução nos textos, um descompromisso que está focando mais na idéia que nas rimas. Estou achando muito bonitos. E o Wallace! Lindas as passagens "sozinha numa casa com reticências" e "metade dela era saudade e a outra nem nome tinha". E do boy: "atropelei a noite sólida com os meus 328 verbetes" - dá um belo início de letra de música!

Bem, enquanto eu rumino aqui, vocês pensam aí no próximo tema... De quem é?

Beijos!
boy
_____________________________________________________

De: Réginaldo Poeta
Assunto: Novo tema
Para: Wallace Puosso, Oswaldo Jr.
Data: Quarta-feira, 6 de Maio de 2009, 20:14


Meninos, aproveitando o clima da Virada Cultural, envio o tema da próxima
semana: pARTida

Pode ser?
_____________________________________________________

De: Wallace Puosso
Assunto: Re: Novo tema
Para: Oswaldo Jr.; Reginaldo

Data: Wed, 6 May 2009 16:37:28 -0700

Boy do céu...

Vc tá a mil por hora...

VÊ se espera até segunda-feira pra poder mandar o poema, senão a gente começa a ficar defasado... hehe...

Tá ótimo o tema...
Wallace Puosso
_____________________________________________________

De: Oswaldo Almeida Jr.
Assunto: RE: Novo tema
Para: "Wallace Puosso",
"Reginaldo Gomes"
Data: Quinta-feira, 7 de Maio de 2009, 0:21


Vou fazer de conta que não vi este email, hehehe... Ainda nem dei conta do Estrangeiro! Senão eu me apavoro!!!!!!!!

Gostei do tema. Mas só vou saber dele na semana que vem, heeeeeeeeeeeeeeeeeeee!

Boy
_____________________________________________________

De: Wallace Puosso
Assunto: Uma reflexão sobre o ato de criação
Para: "Reginaldo Gomes", "Oswaldo Almeida Jr."
Data: Quinta-feira, 7 de Maio de 2009, 12:04

hehe...

encontrei com o Reginaldo esta semana no SESC e ele me chamou a atenção dizendo algo meio como se eu estivesse com preguiça, ou receio de escrever.

Na verdade, é bom que ambos saibam: tenho uma dificuldade imensa em escrever. Meu objeto de investigação no teatro - inclusive - é como se dá o ato da criação.

Vou contar um segredo: tenho meus rituais próprios para "incentivar" ou "facilitar" esses momentos de criação - que são raros, inconstantes. Primeiro, não consigo criar nada com outras obrigações pendentes (tem que ir no banco pagar conta, levar o carro no mecânico, projeto pra terminar, matéria atrasada da faculdade, etc...). Então, sabendo disso, reservo um momento do dia e "zero" tudo. Deixo tudo o que não conseguiria resolver de imediato no lado de fora da porta, sento num local tranquilo, às vezes tomo meu chimarrão, às vezes um vinho, às vezes coloco uma música. Músicas e filmes tem me inspirado bastante ultimamente.
E assim (parece) que se dá o processo criativo pra mim. Portanto, não consigo produzir textos com regularidade. Acho que sofreria muito se tivesse que produzir um livro sob encomenda para uma editora, por exemplo. Ou não, se vivesse só disso. Quem sabe?
Então é isso. Saibam que não é corpo mole, não. É limitação mesmo. E é duro admitir isso, não é boys? rs...

Bom, sobre o tema estrangeiro, já rascunhei dois textos, mas sempre ficam aquém da linguagem poética que persigo. Vou continuar persistindo até o fim de semana.

Vamos em frente!

Abraço.
Wallace Puosso
_____________________________________________________

De: reginaldo poeta
Assunto: ResPosTa: Uma reflexão sobre o ato de criação
Para: Wallace Puosso, "Oswaldo Almeida Jr."
Data: Quinta-feira, 7 de Maio de 2009, 12:39


uai sô, esse texto já é um baita poema...

Acho também que TUDO deva fluir leve.

Creio também que, se tivesse que escrever algo por encomenda, me lascava todo, esse papo lembra um pouco o assunto do filme Barton Fink... lembram?

Bom, fico por aqui mas já com uma idéia na cabeça: que tal um dia encontrarmos, decidirmos o tema na hora e fazermos um poema coletivo?

Vão pensando...

amo-os!
_____________________________________________________

De: Oswaldo Ferreira de Almeida Junior
Assunto: Re: ResPostA: O poema e a foto
Para: Wallace Puosso, "reginaldo poeta"

Data: Sexta-feira, 8 de Maio de 2009, 13:44

Deixa eu aproveitar e mandar um poeminha que fiz passando pelo Parque Santos Dumont, agora há pouco. Tem um cara que o pessoal do Sesc chama de "Te Peguei"! Olha o que ele me permitiu fazer hoje:

Sobre o cimento do passeio
o doido ajeitou a flor
já liberta dos espinhos.

Com um olhar de reverência
fui grato por ele ser doidinho

Das pessoas normais não espero
que coloram meu caminho.


E aproveito para lembrar do Ronaldo Fenômeno. Sabe quando o cara está num dia inspirado e faz 2 gols? Não sempre como ele, mas hoje estive mais ou menos assim... E na vinda para o trabalho fiz também o poema para o tema "Partidas", do Reginaldo. Olhem abaixo:

Ela não disse que viria
Nem avisou quando partiu
Como o velho Sr. Zimmerman
cantava em "Simle Twist of Fate",
ele acordou e o quarto estava vazio.

Pensou então, enquanto olhava pela vidraça
Uma grande paixão é como a camisa recém comprada
Por mais que lhe agrade desde o início
Você só a conhece quando passa.


Precisam de ajustes, ainda, os dois poemas, mas estou feliz porque não sou como o Reginaldo, que tem esses lances todos os dias. Pra mim é mais raro. Acho que preciso fazer as coisas a pé. Andando dá pra pensar, dirigindo não...

Boy
_____________________________________________________

Um comentário:

  1. MENINOS, este encontro de vocês resultou em sucesso. Quando se unem talentos, acima de tudo, só pode dar nisso!Parabéns, e que tal um livro desse encontro?
    Paz e bem!
    Sônia Gabriel

    ResponderExcluir