25 de novembro de 2015

TEMA 11: ACOSSADO (WALLACE PUOSSO)

Google Images



Refugiados


Política retrocesso
fundamentalismo no Congresso
(trágica) lama em Mariana
tiros na cidade Luz
Intifada, Intifada
refugiados sírios
Afegãos
de Kosovo
e Paquistão
austeridade fiscal
arrocho salarial
evasão de divisas
intolerância
impermanência

Somos resultado de uma experiência
que não deu certo

e continuamos fugindo
fingindo que não é com a gente


Wallace Puosso



Meu tio

I
Ele está velho, meu tio
Meu tio que sempre foi jovem
Meu tio mais jovem que eu

Meu tio de barba de paina
De olhos azuis reluzentes
De um brilho que sempre foi seu


II
A perda não marcou o seu rosto
Mas decerto marcou seu olhar
Mais triste nas imagens que vejo

Ouço o fraquejar de sua fala
Mesmo nas frases alegres
Quando tenta soar bem gentil


III
Meu tio dos momentos felizes
Que é velho sem nunca ter sido
Acuado pelo que não se esquece

Tentando fugir da lembrança da dor
Arqueou o seu corpo, o meu tio
Como eu nunca pensei que pudesse


Oswaldo Jr.



Perseguição Noturna

Entre estrelas e planetas,
heróis e vilões, deuses e mortais
Entrou na nave, com as melhores armas
Pronto pra batalha, seja qual for

Correu o Universo
atrás de cometas
Buscou soluções para problemas
Seguiu placas em vão

No meio do caminho acordou
Suspirou e transpirou seu eu
Mastigando e engolindo o destino
Soluçou aliviado

Fugir – a melhor maneira de dar a volta ao mundo.
Parar – a solução pra encontrar-se.
Perseguir – o levou a desilusão na crueldade.
Concentrar – meio de interiorizar a morte.

Toc Toc toc
O dia raiou anunciado pelos passos da casa de cima.
Sentado na cama sorriu aos sons dos pássaros à janela.
Disse baixinho ao travesseiro:
“Foi apenas mais um sonho!”.


Thais Lopes



Reconheço. Recomeço?

Sim
Agredido, acuado, e todos os sinônimos que queriam a massa media e todos os “dominantes” do mundo inculcar em nossas mentes e, consequentemente, nas nossas ações.
A Lei de Talião há muito tempo se faz presente e os modos ditos cristãos (ou éticos, uma vez que ética está à cima da religião) andam em declínio.
Partir da construção do nosso self pelo outro, é um dos maiores dificuldade do ser humano.
E na maioria das vezes por algo que não é palpável: Deus, Deuses e adjacências.
Assim sendo me recuso a participar de um pensamento unilateral, pan-ópticos etc, pois a ciência não cabe nessa pista de mão única. Nem prega o maniqueísmo entre bons e maus, civilizados e bárbaros...
Sei também que a ciência não resolverá o mundo. Nem sei que há solução.
Mas a utopia é a salvação! Pois ele é o caminho, o processo, ...
Sei que enquanto observa o pássaro da janela não irei resolver o rio que morreu, a etnia exterminada, a chacina de jovens europeus, que mascam trident e, no verão se banham no sol da Martinica.
Sou um pequeno burguês?
Talvez. Mas todos os dias no exercício do magistério, zelo pela ética, pela alteridade, pelo amor ao próximo, além de dar o exemplo, que é melhor.
Dessa forma, no desafio dessa semana mudaria o título: impotente (só por hoje), acossado não.
Pois amanhã enquanto a brisa da janela me renovar, novamente, (sobre  a presença do criador) subirei as escadas e lá não me ausentarei de minha responsabilidade.
Observe: não é no céu que irei chegar, mas quem sabe atingir mais um degrau para que o futuro seja mais harmonioso. (Não o Éden, pois isso é bobagem).

Polissemia, intersecção, fusão, fenomenologia, amor, processo, ...

Fazem parte desse desabafo.

Obrigado,

Boa semana



Charles Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário