9 de novembro de 2015

TEMA 7: O QUE EXISTIU ANTES DE NÓS? (LUIZ FELIPE)


Google pics



ANTES (E DEPOIS) DE NÓS

O que existiu antes de nós? A pergunta martelava em sua cabeça. Mas algo dizia que o pior estava por vir. Imaginar que ainda seria chamado de ignorante, primitivo, ultrapassado, cérebro de noz e outros absurdos assim... Só mesmo com muita paciência pra aturar aquilo tudo. E ele aturava, porque sabia: partir para a ignorância seria perder imediata e irreversivelmente a razão, até o final dos tempos.
O que houve antes de nós? Outros parceiros e parceiras, naturalmente. Afinal, havia razão para tamanho espanto? É da vida, e quem fica remoendo o passado perde a chance de viver o presente – talvez até a perspectiva de futuro.
Antes de nós, provavelmente, seres menores, vida mais simples... E a temperatura? Por alguma razão, a dúvida havia surgido na sopa primordial dos pensamentos.
O tempo passava. Sim, brincava ele de si para si, eis uma conquista do nosso tempo... A própria existência de tempo. Talvez tenhamos, então, inaugurado alguma coisa realmente importante: a noção de tempo.
A noite chegava e, com ela... A fome crescia, mas não (só) a fome biológica. Ele precisava de respostas, e sentia aproximar-se o desespero ao constatar a dificuldade de formular, com um mínimo de precisão, sua tensa e inevitável pergunta: o que...?
Perto das copas das árvores, encontrou alimento farto. Isso o consolou: acho que teremos para sempre, aqui em cima, é só esticar o pescoço e...
Afinal, o que houve antes de nós? Calor, talvez. Agora, o que havia era frio, muito frio – um frio que crescia, inundava tudo, impedia até de pensar.
Ao longe, um deles começou a rugir. Ouviu-se uma longa série de gritos... Primeiro, eram aterradores; depois, incômodos; em seguida, apenas ruidosos. Em questão de minutos, ele teve sincera pena ao ouvir o que parecia ser um último suspiro. Tristeza...
Viu o tiranossauro cair, para não mais se levantar. E ele, o herbívoro da turma, entendeu que também não teria muito mais tempo ali.
O resto é silêncio.


Paulo R. Barja




O CORAÇÃO DA PEDRA

                  
Olho para o coração da pedra
e tento vislumbrar
o que ela traz de outras eras.


Olho para a pedra com simpatia
o que temos em comum:
minerais nos meus ossos
que se temporizam
e se dissolvem
sob as chuvas dos meus anos.


Ela resiste quase uma eternidade
deve se gabar
diante de minha brevidade.


E nós tão humanos
enquanto elas tão pedras
às vezes os reinos
não se encontram.
Os eretos, ilusoriamente geométricos
e elas, as curvas, disformes e estáticas.


Olho para o coração da pedra
e tento vislumbrar
o que ela traz de outras eras
até o meu tempo.


O meu tempo é sopro
enquanto reino, crente
que sou rei,
ignorando que no final
dos meus dias
ela olhará com indiferença
pensando que em sete mil anos
é apenas mais um orgânico
que viu nascer, crescer, viver
e depois retornar ao reino mineral.

Luiz Felipe Rezende



Latência

No que me lembro de mim
eu era assim, meio que um sopro
o fôlego que se toma antes do salto
o músculo alerta, tensionado
a força que antecede a ação
Antes de existir você.
Eu era, sim, a tela com o esboço
a inspiração antes da fala
Mesmo pronto para o voo
eu era apenas a minha base
Antes de você, sim
eu era um quase.


Oswaldo Jr.



aos que virão depois de nós


Agora só quero cantar coisas
e cores e nomes, formas e coisas
que me digam respeito
que sejam de praxe
com verbo novo e sintaxe
flor do lácio o sambódromo
ELZA NOEL e CARTOLA
flor do ócio, extremo oriente
flor do ódio potência e declive
AMÉRICATÓLICA destila (e nem sente)
pra que SEATTLE se temos RECIFE?
e e e e ma-ra-ca-tu atô-mi-co
monólito da batida MANGUE B-E-A-T
Pra que MIAMI se temos GUANABARA?
Atrás do arranha céu tem o céu tem o céu
tem o mel e a morena Iara que brota do mar
Pra que BASQUIAT se temos GENTILEZA?
Pra que JEFF BECK se temos MUTANTES?
e antes, o que é que havia antes?
Havia o sonho o sol o céu e o mar da BOSSA
JOHNNY WALKER aqui é CACHAÇA
Vamos brindar aos santos de todos os cantos
e aos tantos orixás e iorubas:
nagô, xangô, nação zumbi, viva ZUMBI!
Pra que GERSHWIN se temos TOM JOBIM?
Pra que MARILIN MONROE se somos LEILA DINIZ?
GAL CLARA ELIS (e quem mais vier)
Pra que GAUTIER se temos BISPO DO ROSÁRIO?
Andando a esmo, em sentido anti-horário
com brilho brilho de sol próprio
Agora só quero cantar coisas
e cores e nomes, formas e coisas
que me digam respeito

E o resto o resto é passado

  

wallace puosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário